Chaise-Longue

Abril 10 2016

Recordo com imensa saudade a figura ímpar do Doutor Ernâni Lopes .

De entre inúmeras facetas relevantes assinalo neste momento, em especial, a sua posição em sede de regionalização . Posição essa que, em 10 de Abril de 1997, o levou a declarar ao Público que "Portugal inventou mais um problema que pode dar muito folclore e asneira" .

A sua actuação, como figura maior do movimento do não à regionalização no referendo de 8 de Novembro de 1998, foi essencial para o resultado obtido - rejeição da instituição em concreto das regiões administrativas  com 60,67% dos votos, tendo o sim conseguido apenas 34,96% .

O encerramento da campanha pelo não teve lugar em Setúbal no dia 6 de Novembro de 1998, sendo o último interveniente, numa sessão muito concorrida e entusiástica, Miguel Sousa Tavares .

Na intervenção imediatamente anterior a essa tive a oportunidade de incentivar os presentes a não deixarem de votar NÃO, face a encontrar-se em preparação um novo PREC ( o segundo ) - o Processo de Regionalização em Curso .

Recordo tais acontecimentos por ser notório estar já em curso um terceiro PREC - o Processo de Reversões em Curso .

Com efeito o Governo, mostrando uma sanha brutal e inconsequente, tem passado o tempo, desde que tomou posse, a anular medidas introduzidas pelo anterior executivo, muitas vezes sem sequer analisar os impactos das suas decisões .

Só que é de temer que o processo de reversão acabe por ir muito para além do que o pensado pelo Governo minoritário do PS . daqui a algum tempo ( e poderá não ser muito), esgotada a pequena folga deixada depois do reajuste que o Governo PSD/CDS se viu forçado a efectuar, as reversões vão ocorrer mais fundo, reajustando desiquilíbrios orçamentais, acabado que se encontrará o "período de leite e mel" que vem anestesiando as pessoas .

publicado por Loscar Elmano às 23:04

Site de poesia, pensamentos, análise política e social, polémica, pontos de vista, interrogações e inquietações . Aparece de quando em vez, sem obrigações calendarizadas .
mais sobre mim
Abril 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
14
15
16

17
18
20
21

24
26
27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO