Chaise-Longue

Fevereiro 12 2016

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis ( ENMC ) é com frequência objecto de críticas  por parte de organizações empresariais, confederações sindicais e consumidores em geral, queixando-se da reduzida ( ou nula ) actividade da ENMC no controlo de uma eventual concertação de preços entre os principais comercializadores de combustíveis .

Quanto a essas queixas há que dizer que a generalidade dos consumidores se revê nelas, em especial quando, ao deparar nas vias de comunicação com as indicações de preços nos três postos de abastecimento mais próximos, verifica que tais preços nem sequer variam, na maior parte dos casos, um décimo de cêntimo que seja .

A gestão da ENMC andava preocupada com tão virulentas críticas, sem saber bem como haveria de lhes dar a volta .

Porém deve ter serenado, ao tomar consciência de que o enfoque na problemática do preço dos combustíveis mudou de forma significativa .

Agora, o que interessa ao (Des)Governo é a dimensão do "saque" que efectua aos consumidores .

Se o preço do barril de petróleo vier a subir, a brutal percentagem que o imposto constitue no custo do combustível que colocamos nos nossos veículos permitirá uma maior cobrança e, em consequência, a possibilidade de o (Des)Governo prosseguir os fretes que vem fazendo à esquerda parlamentar que, por enquanto, o suporta na Assembleia da República .

Se o preço do barril de petróleo continuar a descer nem assim haverá problema - o (Des)Governo adoptará a mesma "técnica" que a restauração se prepara para implementar quando ocorrer a descida do IVA : os estabelecimentos não baixarão os preços para o consumidor ; o (Des)Governo aumentará o imposto sobre os produtos petrolíferos, de molde a que o preço total permaneça constante .

E assim se vai colocando fim à austeridade ...

publicado por Loscar Elmano às 23:00

Site de poesia, pensamentos, análise política e social, polémica, pontos de vista, interrogações e inquietações . Aparece de quando em vez, sem obrigações calendarizadas .
mais sobre mim
Fevereiro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
20

21
22
24
26

28


pesquisar
 
blogs SAPO