Chaise-Longue

Janeiro 20 2017

Os "Prezados Acionistas" do Millennium BCP  receberam nos últimos dias cartas assinadas pelo Presidente do Conselho de Administração e pelo Presidente da Comissão Executiva e Vice-Presidente do Conselho de Administração fazendo referência ao aumento de capital do Banco e aos desenvolvimentos verificados no Plano Estratégico da instituição .

Os accionistas são assim e mais uma vez chamados a fazer um esforço brutal na recapitalização do Banco, na sequência das perdas de valor suportadas em anteriores aumentos de capital .

Em articulação com essas perdas continuam a ver, ano após ano, diferido o momento no qual poderão "sonhar" com o recomeço da distribuição de dividendos, apontando agora o Banco o ano de 2018 .

A carta faz-me lembrar uma certa realidade asiática : a Administração, os encantadores de serpentes indianos ( e não é que a Índia está agora "na berra" ?... ), o Banco, a flauta e os accionistas, as serpentes a serem encantadas .

Só que a realidade torna desnecessário esse esforço de encantamento .

É que os accionistas estão como que "obrigados" a, de novo, "alinhar" no aumento de capital .

Vejamos :

* não ir, sem mais, ao aumento de capital é uma opção péssima ;

* não ir ao aumento de capital e vender os direitos de subscrição possuídos é uma opção má ;

* ir ao aumento de capital utilizando os direitos de subscrição correspondentes às acções de que se seja titular é uma opção medíocre .

A escolha tenderá a ser assim pelo mal menor .

Mas sempre por um mal, face ao temor de, mais uma vez, "as condições de evolução do mercado nesta data expectáveis não se verificarem" ...

Os accionistas não estão encantados, estão apenas conformados !

publicado por Loscar Elmano às 17:43

Site de poesia, pensamentos, análise política e social, polémica, pontos de vista, interrogações e inquietações . Aparece de quando em vez, sem obrigações calendarizadas .
mais sobre mim
Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
21

24
25
26
27
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO