Chaise-Longue

Dezembro 01 2016

O comportamento dos deputados do Bloco de Esquerda na Assembleia da República durante a visita dos Reis de Espanha tem merecido abundantes comentários críticos .

O discurso de Felipe VI, na sessão realizada no hemiciclo, foi aplaudido de pé por PS, PSD e CDS . O PCP permaneceu estático depois de se levantar, enquanto o BE se manteve sentado e não aplaudiu .

Deputados do PS e do PSD, nas redes sociais, acusaram os bloquistas de falta de educação e de desrespeito pelos monarcas espanhois .

Ana Sá Lopes, no jornal i, produziu um lúcido comentário, no qual, entre outros pontos, assinalou que :

* ficar sentado sem aplaudir o discurso do Rei - em nome do princípio da não aceitação da monarquia - é uma coisa ao nível de associação de estudantes ;

* mais grave foi ainda a não comparência  na sessão de cumprimentos que o Parlamento de que o Bloco de Esquerda faz parte - e com um número elevado de deputados - organizou para a visita dos Reis de Espanha ;

* a monarquia foi aprovada em Espanha em referendo constitucional .

Pessoalmente o comportamento do BE não me admirou .

Já sabia que para o Bloco nem todas as "dinastias" são iguais ...

Uma dinastia como a espanhola, vigorando num regime plenamente democrático, é uma dinastia execrável .

Uma outra dinastia, a castrista, perpetuando-se num regime ditatorial e antidemocratico,é merecedora das maiores loas e apontada como um exemplo a seguir .

Já sabiamos que o BE gostaria de ver algo de semelhante em Portugal .

Felizmente estamos bastante bem defendidos desse caos .

 

publicado por Loscar Elmano às 22:02

Site de poesia, pensamentos, análise política e social, polémica, pontos de vista, interrogações e inquietações . Aparece de quando em vez, sem obrigações calendarizadas .
mais sobre mim
Dezembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23

25
26
27
28
31


pesquisar
 
blogs SAPO