Chaise-Longue

Março 07 2018

Na vergonha que tem sido a"batalha" travada entre dirigentes e comentadores clubistas no futebol nacional avultou nos últimos tempos a análise, apaixonada e não isenta, aos minutos de compensação concedidos pelos árbitros nos finais das duas partes dos jogos .

E, no essencial, culpam os árbitros por usarem um poder absoluto na matéria, tomando não raras vezes as decisões sem fundamento compreensível e válido e até mesmo prolongando o tempo de jogo para além da compensação estabelecida .

A análise assim feita é muito incompleta e parcial, ignorando e deixando de lado ( por razões inconfessáveis ) inúmeras outras causas que levam à fixação dos minutos de compensação .

Há muitas atitudes ilegítimas pelas quais são responsáveis intervenientes directos nos prélios :

* são os treinadores que efectuam substituições de jogadores sem qualquer finalidade táctica mas apenas para "gastar tempo" ;

* são demoras na execução de pontapés de baliza, que levam em especial os guardiões mas também outros jogadores a serem sancionados com cartões amarelos ;

* são os jogadores que "inventam" lesões para que o tempo de jogo restante se escoe .

O assunto - que é grave e de grande pertinência - não se resolve tratando-o pela rama mas sim de forma profunda, radical e eficaz .

Pensando-se noutras modalidades - andebol, basquetebol, futsal, hoquei em patins, etc., etc. - verifica-se que o problema não existe .

É que nessas modalidades o tempo de jogo é mesmo tempo de jogo e não fica dependente de decisões mais ou menos fundamentadas dos árbitros .

Por isso pergunto qual a razão da espera para a FIFA e a UEFA decidirem que :

* os jogos dos campeonatos profissionais de futebol passem a ter duas partes, cada uma delas de 30 minutos ;

* a duração seja medida a cronómetro, correspondendo ao tempo efectivo de jogo ;

* a implementação da medida tenha obrigatoriamente lugar a partir da época 2019-2020 .

publicado por Loscar Elmano às 12:01

Site de poesia, pensamentos, análise política e social, polémica, pontos de vista, interrogações e inquietações . Aparece de quando em vez, sem obrigações calendarizadas .
mais sobre mim
Março 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13
14
15
16
17

18
19
21
22
23
24

25
26
27
28
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO