Agora a Assembleia da República tem um Presidente com nível
Em plenário da Assembleia da República André Ventura, do Chega, lembrou que a Turquia construiu um aeroporto em cinco anos, não sendo os turcos propriamente conhecidos por ser o povo mais trabalhador do mundo .
Não só, mas principalmente os esquerdóides - que têm sempre que fazer muito barulho para parecerem ser cinco vezes mais do que na verdade são - invectivaram o comentário, pretendendo que o Presidente da AR censurasse o deputado André Ventura .
Aguiar-Branco - e muito bem - recusou, argumentando que não será o censor de nenhum dos deputados, acrescentando que não é a mesa da AR que é o Mº Pº, a esquadra de polícia ou um tribunal popular .
E lembrou aos distraídos ( ou não tão distraídos assim ... ) que o regimento da AR não enquadra esse tipo de afirmações como passíveis de censura e que, se acharem dever ocorrer o alargamento das atitudes censuráveis, tomem a iniciativa .
A esquerda juntou-se nas críticas, mas cabeças pensantes mais lúcidas e descomprometidas defenderam a posição de Aguiar-Branco .
Foi, por exemplo, o que se passou com João Miguel Tavares : " Fico muitíssimo satisfeito que Aguiar-Branco venha recordar que a liberdade de expressão significa aceitar - não silenciar - aquilo de que não gostamos . "
Também os juristas Francisco Teixeira da Mota, Jorge Lacão e Leonor Caldeira defenderam a atitude de Aguiar-Branco na Assembleia da República .
Eu também o aplaudo .
E aplaudo ainda mais a elegância e o bom senso com que respondeu aos detractores .
Outro, menos paciente, ter-lhes-ia retorquido de forma diferente .
Por exemplo :
Agora o Presidente da Assembleia da República sou eu ! Terão que se habituar !
( ou seja - não esperem que eu repita os comportamentos de Augusto Santos Silva, o defenestrado das últimas eleições legislativas ... )