Felizmente existem entidades independentes e autónomas do Governo e da Oposição
Já sabemos, à exaustão, que não podemos acreditar nos números, nem do Governo nem da Oposição .
Quem cavalga o poder tem como prática - o que é lamentável mas constante - empolar os seus resultados e minimizar os obtidos pelo Governo que o antecedeu .
Quanto à Oposição recorda, ampliando-as, as "conquistas" do seu período gestionário, aditando-lhes preocupações pelo novo rumo ao qual não augura nada de bom .
Felizmente existem entidades independentes, as quais, norteadas apenas por uma análise técnica e sem "politiquices" da realidade, fazem chegar aos cidadãos ( que já não se deixam anestesiar por gestores de pacotilha ) a verdade das coisas .
Entre essas entidades conta-se como uma das mais relevantes e confiáveis a Unidade Técnica de Apoio Orçamental ( UTAD ) .
E foi essa entidade que recentemente veio negar os números esgrimidos quer pelo actual Governo quer pelo anterior sobre as poupanças líquidas resultantes da renegociação de nove contratos de parcerias público-privadas ( PPP ) .
Quando o anterior Governo, "enfeitando" o seu trabalho na matéria, falava numa economia de 1500 milhões de euros, o actual Executivo, procurando minimizar o esforço realizado, reduzia a poupança a 722 milhões de euros .
A UTAD, na sua análise técnica e descomprometida, veio estimar o benefício da renegociação em 1176 milhões de euros .
Será que alguma vez veremos Governo e Oposição a comportarem-se nestas matérias de modo decente, em vez de imitarem sindicatos e entidades patronais quando informam das percentagens de adesão na última greve ?