Forum de hoje na Antena 1, entre as 11 e as 12 horas
O tema de hoje, no Forum, era a candidatura presidencial de Henrique Neto e outros considerandos sobre as eleições presidenciais .
Inscrevi-me para participar mas o tempo decorreu e não cheguei a ser contactado .
Se o tivesse sido ter-me-ia pronunciado mais ou menos desta forma :
O meu ponto principal a focar é que a independência dos candidatos relativamente aos partidos é uma pura mistificação .
Haverá algumas excepções, como será o caso de Henrique Neto que, embora simpatizante do PS, é uma voz livre e descomprometida .
Mas sabemos perfeitamente que candidatos destes não têm a menor hipótese de ser eleitos, submergidos por aqueles que se declaram independentes mas que verdadeiramente o não são .
A eleição vai, como sempre, decidir-se entre aqueles que, embora declarando-se independentes dos partidos e desejosos de serem o presidente de todos os portugueses, garantidamente não o serão .
Têm uma "famiglia" ( e uso a palavra italiana pelo significado que aqui lhe atribuo ) política da qual não descolam .
E os exemplos estão bem à vista . Vejamos :
* Ramalho Eanes que, tirando essa "escorregadela", foi o mais impoluto de todos, fomentou enquanto PR a criação de um partido político ( o PRD )
* Mário Soares foi o real chefe da oposição no seu 2º mandato
* Jorge Sampaio chegou ao extremo de demitir um Governo que tinha apoio maioritário na AR ( e escolheu, para o fazer, o momento mais adequado para o PS )
* Cavaco Silva tem uma percentagem brutal de rejeição pelos motivos que estão bem à vista .
E é algo deste tipo que podemos esperar que suceda com o próximo PR, seja ele qual for .
Apenas com um REI, verdadeiramente independente dos partidos, norteado apenas pelo interesse nacional e preparado desde o berço para o desempenho desse papel essencial seria possível evitar situações como aquelas que objectivamente deixei descritas .