Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio - Um adiamento semelhante mas com razões bem diferentes
No dia 2 do corrente Rui Rio ( RR ) publicou um texto no Jornal de Notícias, com o título de "Presidenciais : Ponderação em nome da responsabilidade" .
Nesse texto RR tece alguns considerandos e expõe a sua posição a propósito da problemática da eleição presidencial de 2016, sendo de salientar os seguintes :
* só irá anunciar a sua decisão sobre uma eventual candidatura em Outubro pº fº ;
* a sua candidatura, se vier a confirmar-se, não terá nada de táctico ;
* a data do anúncio justifica-se por entender que os portugueses só terão disponibilidade para pensarem nas presidenciais depois das legislativas .
Há outro ponto, lateral mas importante em extremo, desenvolvido no texto de RR : duras críticas a comentadores políticos que confundem a realidade do país com a futilidade de alguns corredores político-mediáticos ( "ferroada", bem visível embora sem referência ao nome, a Marcelo Rebelo de Sousa - MRS -, que RR bem sabe ir ser o seu mais perigoso adversário na eventual caminhada para a Presidência da República .
Tenho por mais do que garantido que MRS será candidato a PR . Como óbvio é também para mim que o adiamento do anúncio da candidatura por parte de MRS se deve ao interesse e à vantagem em continuar a aproveitar o seu tempo de antena como comentador . Aliás já o referi neste blog num post anterior ("Marcelo Rebelo de Sousa - um perito na gestão do tempo"), publicado em 29 de Maio pº pº .
É detectável ser diverso o interesse de RR no adiamento do seu anúncio como candidato à PR - não tendo conseguido apoio de Pedro Passos Coelho ( PPC ) de forma antecipada ( apoio com o qual talvez contasse, pois desse modo PPC afastaria um concorrente à liderança do PSD caso venha a perder as eleições ) - fica a jogar em dois tabuleiros, o da PR caso a coligação PàF ganhe as eleições legislativas e o do PSD caso a coligação as perca ( e RR, então, talvez venha a optar por concorrer contra PPC tendo em vista alcançar a chefia do partido ) .
MRS e RR são, afinal, mais parecidos do que parecem : adiam as suas decisões visando um ganhar ainda maior notoriedade e o outro protelar o momento da escolha entre duas alternativas, sem antecipar a anulação de nenhuma delas .
Sempre interesses pessoais a nortear os comportamentos .