O "P"SD, os lacraus de 1ªclasse ( os barões) e os restantes
A organização política denominada "P"SD justifica plenamente o "P" de partido .
Realmente hoje, como já muitas vezes sucedeu ao longo dos anos, o bando de lacraus ( com os barões à cabeça, coadjuvados pelos restantes) vai partindo a organização, fragilizando-a e reduzindo-a .
É uma lamentável repetição .
Para o afirmar basta recordar que o próprio Francisco Sá Carneiro, mais tarde assassinado, bateu com a porta no PSD, deixando-o à deriva .
Até que milhares reunidos no Campo Pequeno ( entre os quais eu me encontrava ), além de muitos outros ao longo do país, gritaram com força "Francisco, toma conta disto !" e ele retornou, reerguendo-o .
Pedro Passos Coelho não viu ( ainda ) ser-lhe feita justiça pela recuperação do país que recebeu em pré-bancarrota e que entregou em muito melhores condições ao derrotado ( e não tão poucochinho como isso ... ) nas últimas eleições legislativas .
É certo que Passos Coelho cometeu um enorme erro estratégico quando pensou que haveria eleições legislativas antecipadas a preceder as eleições autárquicas .
E, por assim pensar, desvalorizou estas, demorou imenso tempo a chegar à conclusão de que as autárquicas seriam as primeiras e efectuou, no timing errado, escolhas desastrosas para as Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto .
Mas, apesar de tudo isso, merecia outro tratamento por parte de figuras ( que se julgam ) de proa no "P"SD e até pelo todo nacional .
Agora, vai começar a vergonha que já se antevia .
"O Expectante" prepara-se para o ataque .
Já sabemos do que a casa gasta .
Ele espera, espera, espera, até ver que o adversário já está putrefacto .
É uma metodologia que provoca vómitos .
Perfila-se a busca de uma alternativa, de molde a evitar que "O Expectante"venha a ser entronizado sem mais .
Mas são de temer novas crises no "P"SD, com o partido mais uma vez em frangalhos .
Há imensos militantes e simpatizantes que não mereciam isto .
Mas é, infelizmente, o que, mais uma vez, é previsível vir a suceder .